quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Será a decisão mais correta agora?




Essa campanha para tentar levar o Impeachment do prefeito João Henrique é um desejo de todos, mas ainda não estou certo de que é a atitude mais correta agora, neste último ano. Entendo os motivos, são os meus também e desejo, como todos, que ele saia da prefeitura o mais rápido possível. Chega de tanta coisa errada!
Contudo quando tiver um número considerado de assinaturas para o Impeachment e quando isso se tornar inevitável, todos vão participar, inclusive as pessoas que o ajudam a fazer coisas erradas. Ou pelo menos vão se calar. Deve-se levar em consideração que nenhum gestor público trabalha sozinho, existem pessoas que o auxiliam, que investem e que por isso, acabam tento benefícios. Entretanto o processo de Impeachment recai pra uma pessoa apenas, que no caso, é o prefeito.
O certo seria uma investigação de todo o mandato e das pessoas que participaram desse processo. Vereadores, Deputados Federais e Estaduais, Empresários, Governador e o Prefeito. Tirando e condenando apenas uma pessoa, nada vai mudar, pelo contrário, da uma sensação de que o mal foi extirpado, quando na verdade só foi tirado o que EXECUTA.
Acredito que o termo mais correto seja o Recall Político. O impeachment é geralmente decidido na instância Legislativa, apesar de poder ser desencadeado por motivação/pressão popular. Já o Recall é de fato, o povo que toma a decisão de cassar o mandato. Entretanto, mesmo que o Poder Legislativo, por questões de pressões populares mesmo, entre no processo de Impeachment, ainda assim vai cair no erro de eleger um representante dos erros cometidos.
É o que eu acho, por enquanto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário