quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Dia 5 - Água para Capim

Feliz 2012! Este ano promete muito.


Desde o dia primeiro está muito quente apesar do dia está nublado hoje. É chuva chegando, espero poder tomar um banho antes de voltar para Salvador.

É tão difícil ler alguma coisa quando estou no interior, sobretudo quando estou em Capim Grosso. Mas trouxe 5 livros e 3 revistas para ler nas primeiras duas semanas de Janeiro e, pretendo lê-los, mesmo que seja na marra. Não é que os livros não me interessem, mas com esse mormaço e me alimentando tão bem como só a casa de vó pode proporcionar, realmente é difícil para mim. Bom, um livro já foi lido.

Este é um daqueles livros que já tinha ouvido falar como o que tirou o primeiro lugar na lista de mais vendidos do The New York Times há um tempo, mas existiam outros na frente então não estava no topo da minha lista, até que um belo dia fui presenteado. Logo a capa me chamou atenção. Uma lona de circo entre aberta e uma figura com roupa de cor gritante, com o mistério do rosto escondido e uma passada decidida. Mistério belo e fantástico que o mundo circense oferece. De qualquer forma, acabei ficando só no prefácio. Foi lançado o filme. Uma nova capa para o livro foi feita. Bonita, mas prefiro a do meu. Retomei agora.


Editora Sextante
336 Páginas
Tradução de Anna Olga de Barros Barreto 

O livro "Água para elefantes", de Sara Gruen, conta a história do senhor Jacob Jancowski narrada pelo próprio que com os seus 90 ou 93 anos, uma coisa dessas, dentro de um asilo, se vê impotente diante nas armadilhas da velhice. Já havia escrito sobre os asilos desse mundão a fora que hoje servem mais como um deposito de pessoas esquecidas pelos seus parentes, e esperam com a boca escancarada, sem muitos dentes, e muitas vezes de fato, esperando a morte chegar. E como o livro bem diz, às vezes o que esses velhinhos querem é apenas ter uma boa conversa, ser ouvido. Mas a rotina do asilo é mudada com a visita de um circo a cidade.

Entre idas e vindas o senhor Jancowski tem devaneios do tempo em que perdeu os pais, fugiu de casa e de uma renomada universidade de medicina veterinária até ir parar dentro do Circo Irmãos Benzini – o Maior Espetáculo da Terra, comandado pelo excêntrico e autoritário Tio Al, passando a viver todos os problemas e aventuras de um circo americano do início o século XX, em plena Depressão.

“Não falo muito sobre esses dias. Nunca falei. Eu tinha medo de deixar escapar alguma coisa. Eu sabia como era importante guardar o segredo dela e guardei – pelo resto de sua vida e depois. Em 70 anos, nunca o revelei a ninguém”

Dentro de um mundo misterioso e cruel, mas sobretudo apaixonante o amor proibido surge para o senhor Jancowski ao ver a encantadora Marlena, a estrela do número de cavalos, que é casada com dupla personalidade de August, o chefe do setor de animais. Eis que, como mais uma aquisição do circo entre os animais, o bizarro e o esquisito, a Elefanta Rosie é adicionada ao elenco, um elo forte entre os dois. Nesse triângulo amoroso os capítulos alternam-se entre o passado e o presente tendo de brinde páginas com fotografias de época.    

Final surpreendente e belo. A história não termina...

Baixe aqui o primeiro capítulo do livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário