sábado, 7 de janeiro de 2012

Dia 6

Primeira sexta-feira do ano.  Dia de Reis.

O dia foi bem parado. Apenas li mais alguns capítulos de um livro, que logo postarei comentários.  Paguei algumas contas. Mas agora à noite vi o que há muito tempo não tinha o prazer de presenciar.  Os tocadores do Dia de Reis estão visitando as casas com sua música e dança em troca de presentes, dos mais variados tipos, dependendo da cidade, região ou do país. Aqui, pelo menos na casa dos meus avós, era dinheiro e também bebidas alcoólicas, a cachaça principalmente.

Lembro-me de quando era menino, na casa de minha avó, tirávamos todos os móveis da sala para se transformar em um grande salão e esperar a chegada dos tocadores e do mascarado com chicote. Morria de medo. Quando percebíamos que estavam vindo na direção da casa, corríamos e fechávamos as portas e ficávamos ali, quietinhos, esperando. Lembro do coração batendo mais forte a ouvir os passos se aproximarem. Logo se ouvia o som dos instrumentos e da cantoria. Cantavam duas a três músicas como pedido para as portas serem abertas. Quando se abria, era aquela festa. Muita gente, homens e mulheres cantando e dançando piega (acho que é isso), junto com o mascarado. No final, os presentes eram dados e se fazia uma espécie de saudação e agradecimento. Depois de mais ou menos uns 30 minutos, eles partiam para outra casa.

Naquele tempo era um número considerado de pessoas, uma roda bonita. Hoje são poucos os que ainda seguem essa tradição tentando preservá-las.  A traição não é nova, surgiu no século VIII, e para os católicos marca o dia para a veneração aos Reis Magos: Melchior, Gaspar e Baltazar,o 6 de Janeiro marca o dia da santificação destes. Mas tem muita história por trás disso... resumindo, é o dia em que os três reis magos presenteiam Jesus Cristo na manjedoura.

Hoje é o dia de tirar os enfeites natalinos, não antes, caso queira usufruir da sorte concedida para aqueles que seguem a tradição, como minha vó bem disse. Pena que não deu para registrar, agora vou ter que esperar até o ano que vem... Espero que ainda continue.

Isso me faz lembrar de sair sempre  com minha câmera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário