terça-feira, 18 de agosto de 2009

Ensaio sobre controle

O controle das massas aqui no Brasil fica por conta de uma política do tempo da Roma Antiga, o Pão e Circo, que prende ou direciona o olhar do povo para um ponto qualquer com o objetivo de vedar os olhos aos eventos que o circulam. Uma verdadeira “vida de gado”, já dizia a música de Zé Ramalho, somos marcados pelas conseqüências da hipocrisia, mas somos felizes, somos do país do futebol.
Querem nos controlar, e na maioria das vezes permitimos isso.
Fome assola os sertanejos de veredas, violência na legião urbana, corrupção, mentira, desemprego, falta de educação, discriminação, porém temos o futebol, febre nacional, mulheres semi-nuas que embelezam os comerciais para que não haja preocupação com o produto, carros e celebridades, sonhos de consumo. Os dois mundos que ajudamos a construir e vemos e vivemos, mas apenas um, escolhemos enxergar.
Quando uma criança chora por fome, se da o alimento, quando esta entediada se da o entretenimento, quando chora por cocô, se limpa, não é diferente com as pessoas, a diferença esta na ultima situação, não existe ninguém pra limpar, e como fica isso? Criam-se novos valores, inclusive outras vontades e por um tempo vai ser bom.
O sistema penitenciário está um caos, cadeias superlotadas, celas que foram construídas para 10 pessoas tem 30. Não existe a ressocialização. Mas ninguém presta atenção nisso por que se eles estão naquela situação é por que fizeram alguma coisa que justifique, não se pensa quais as oportunidades que a pessoa teve, vai ver a única escolha que tiveram foi à vida do crime por falta de escolas, por falta de oportunidade.
O povo esquece rápido demais as coisas que acontecem, justamente por que a mídia, a mais poderosa aliada do pão e circo, faz com que esqueçam do desastre que aconteceu na fonte nova em Salvador, muito foi dito contra o estádio, mas se acontecesse hoje um clássico provavelmente lotaria, usando o buraco que causara o fatídico acidente como comércio via corda, - Hei você aí em baixo quanto custa à cerveja?
A população está bem acomodada no ninho, pra que viver lá fora se temos tudo aqui dentro de casa?
Em época de eleição o Pão e Circo se torna mais presente e visível, o político que der o maior espetáculo tem uma grande chance de ganhar, o famoso showmício e com isso os bilhões que são gastos em campanhas, que poderiam ajudar milhões de famílias ficam fora do pensamento dos eleitores. Uma compra de voto. Gente que se aproveita do caos para ganhar dinheiro e influência.
O Pão e Circo apesar de ser um tipo de política que resolve muitos problemas para quem esta administrando, está fadado a desmoronar por que a população diz chega cedo ou tarde, algumas exceções dizem infelizmente tarde demais.
Pensa-se muitas vezes para se instalar uma educação que cria pensadores, mas pequena ou grande existem, e sempre escapa dos olhares ditadores na alienação da TV alguma evidência que faz com que as pessoas pensem, e esses vão ou tentaram fazer com que o Pão e Circo caia ou pelo menos se torne ao menos suportável. Mas pelos menos vivemos em um país onde o povo não desiste nunca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário